Hospital Universitário

Notícias


HU promove quase 400 atendimentos em Mutirão de Combate ao Câncer de Pele

Um balanço do Hospital Universitário de Taubaté mostra que, no mutirão do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, no último sábado, 29, foram realizados 372 atendimentos durante todo o dia, sendo que 16% dos casos apresentaram lesões suspeitas da doença.

Nesta edição o número de atendimentos foi maior que em anos anteriores. Em 2013, a campanha atendeu 241 pessoas, já neste ano este dado aumentou consideravelmente, saltando para 372. Por consequência, o número de lesões suspeitas da doença também cresceu: foram 59 pacientes encaminhados para acompanhamento, sendo que 6 deles apresentavam suspeita de Melanoma. No total, foram 28 casos suspeitos a mais detectados, nos 3 tipos de tumores de pele existentes, em comparação ao ano anterior.

O mutirão teve como objetivo principal realizar exames preventivos e conscientizar a população sobre os perigos do Câncer de Pele, além de disseminar a importância da detecção precoce da doença. A população, por sua vez, teve uma participação ativa na campanha, já que muitos foram até o HU para verificar a saúde da pele e tirar dúvidas sobre manchas, feridas e verrugas.

A médica do Serviço de Dermatologia do HU e Coord. Regional da Campanha,Dra. Flávia Ferreira, destacou o sucesso da ação.“O mutirão superou nossas expectativas. A média, em geral,é de 300 atendimentos e nós tivemos quase 400. As pessoas que compareceram ao HU foram, na maioria, o nosso foco, ou seja, pacientes com fatores de risco para o Câncer da Pele”.

O mutirão reuniu 10 médicos, além da equipe de apoio no período de 9h e 15h. Todos os pacientes diagnosticados com lesões suspeitas de Câncer de Pele já estão com tratamento agendado para os meses de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015.


Fonte: Assessoria de Imprensa – Novembro/2014