Hospital Universitário

Serviços - gavvis


GAVViS (GRUPO DE APOIO À VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL)

O GAVViS - Grupo de Apoio à Vitima de Violência Sexual - é um projeto do programa de extensão da Universidade de Taubaté que atende pacientes da cidade de Taubaté e microrregião, que busca oferecer assistência médica, psicológica e jurídica a pacientes violentadas sexualmente.


Criado em 2004, o grupo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogados, alunos em regime de internato nas disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade de Taubaté, Médicos Residentes de Ginecologia e Obstetrícia, alunos do curso de Enfermagem e Psicologia.


O GAVViS proporciona assistência em todas essas áreas para as vítimas que podem ser mulheres, homens, adolescentes e crianças, além de oferecer também orientação aos familiares e/ou responsáveis.


Para proceder aos atendimentos, o Grupo se baseia em aspectos éticos, científicos e legais:


- Sigilo obrigatório;

- Responsabilidade ética de prestar atendimento integral a vítima;

- Garantia da realização de exames;

- Garantia da profilaxia da gravidez;

- Garantia da profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis;

- Orientação quanto ao Boletim de Ocorrência;

- Orientação quanto ao exame de Corpo de Delito;

- Garantia do cumprimento dos direitos da criança e adolescente, por meio do Conselho Tutelar;

- Orientação e controle para o atendimento ambulatorial para cumprimento de protocolo;

- Notificações ao Serviço de Vigilância e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário de Taubaté, Serviço de Vigilância e Epidemiologia das Prefeituras da Região e do Estado de São Paulo.


Ao todo o GAVViS já atendeu mais de 350 vítimas de violência sexual e é referência do Sistema 180 da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo Federal, em parceria com a Delegacia da Mulher, CAISA (Centro de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente) do HUT, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Polícia Militar, CAPS Infantil, Defensoria Pública e ONG Casa Mulher e Vida, órgãos que também orientam a vítima, familiar ou responsável a comparecer no neste Hospital e realizar os procedimentos necessários e indicados para cada tipo de ocorrência.


As atividades do GAVViS abrangem desde treinamentos para equipes das Prefeituras e órgãos de saúde para a realização de atendimento específico, até cursos sobre Violência direcionados à Comunidade, Empresas e Órgãos Públicos, Escolas e interessados, desenvolvendo temas como: Aspectos emocionais, A importância de cada indivíduo na prevenção e no atendimento à vítimas, Como detectar casos de violência e O que é a Violência e como lidar com ela.


A equipe do GAVViS é coordenada pela Médica Profa. Dra. Valéria Batista Holmo e pela Enfermeira Profa. Ms. Cláudia Aparecida Aguiar Araújo e, tem como membros o Advogado Prof.Ms. Avelino Alves Barbosa Júnior e a Psicóloga Ms. Márcia Maria de Assis Lopes.