Hospital Universitário

Hospital - Serviços


Todos os Serviços

Centro Cirúrgico Nutrição Terapia Intensiva UTI Pediátrica UTI Neonatal

Nutrição

A nutrição é um importante recurso terapêutico para auxiliar no restabelecimento da saúde do paciente. Por isso, o setor de Nutrição do Hospital Universitário de Taubaté trabalha para atender às necessidades nutricionais de cada paciente, atuando em conjunto com a equipe médica e demais profissionais assistenciais, garantindo, assim, todo o planejamento individual do cuidado ao paciente.


Além disso, a atuação do Nutricionista no ambiente hospitalar também proporciona motivação adicional aos cuidados preconizados pelo médico e evita o aparecimento de complicações tardias ou mesmo novas internações por simples falta de orientação dietética adequada.


SND - Serviço de Nutrição e Dietética:

O Hospital Universitário de Taubaté conta com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), responsável por desenvolver e acompanhar as atividades assistenciais e técnicas do setor nutricional, integradas às atividades do HUT.


Nutrição Clínica:

O principal objetivo do SND é realizar o acompanhamento nutricional individualizado no setor clínico, prescrevendo, planejando, supervisionando e avaliando dietas dos pacientes internados. A alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional são fatores essenciais para a evolução clínica e a recuperação do paciente.

O Nutricionista desenvolve a dieta do paciente de acordo com suas necessidades e/ou sua patologia. O acompanhamento é feito até que o paciente esteja ingerindo a quantidade adequada de nutrientes para o seu estado. Por isso, o monitoramento é diário.


Quando o paciente não consegue ou alimentar-se de maneira insuficiente, seu quadro passa a ser supervisionado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, que poderá lhe indicar a nutrição enteral (via sonda) ou parenteral (via corrente sanguínea). Uma médica Nutróloga e a nutricionista são responsáveis pelo acompanhamento e adequação dos volumes e quantidades de acordo com a doença e a tolerância do paciente.


Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN):

Trata-se de um grupo formado por médicos nutrólogos, nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e farmacêuticos, que atuam em conjunto, visando garantir o acompanhamento multiprofissional aos pacientes, contribuindo assim para sua boa evolução clínica e nutricional. A EMTN atua, de forma teórica e prática, auxiliando os profissionais responsáveis pela assistência aos pacientes internados no HUT com a avaliação e administração da terapia de nutrição enteral e parenteral.


Pacientes hospitalizados podem ter necessidades nutricionais especiais em função da desnutrição e dos desequilíbrios metabólicos impostos pelas doenças. A terapia nutricional, principalmente nos estágios críticos das enfermidades, deve ser administrada de modo seguro e eficaz. A intervenção da EMTN contribui para a qualidade do tratamento, avaliando o risco nutricional e contribuindo positivamente para evolução clínica do paciente, reduzindo assim o tempo de permanência hospitalar.


Lactário:

Os profissionais da EMTN, também atuam no serviço de lactário,que tem como suas principais atribuições, planejar, dirigir e controlar os cuidados dietéticos e higiênico-sanitários do serviço quanto ao preparo, higienização e distribuição de dietas enterais, fórmulas lácteas e complementares para os lactentes.