Hospital Universitário

Hospital - Qualidade


O Plano de Gestão da Qualidade é um dos pilares de sustentação à política das grandes organizações. Em pouco tempo de atuação, esta já é uma realidade no HUT. A qualidade tem o objetivo de promover a interação entre diferentes áreas, como médica, tecnológica, administrativa, assistencial, de ensino e pesquisa, visando sempre à prevenção de erros e, em consequência, a melhoria do processo assistencial.


Com a função primordial de garantir a segurança do paciente e a qualidade do serviço prestado, todos os processos estão sendo estruturados, como a implantação de Comissões Multidisciplinares obrigatórias (prontuário, óbito, ética médica, etc), que possibilitam um olhar holístico e crítico para a melhoria do processo, além da identificação de indicadores e riscos, promovendo o gerenciamento.


A Política da Qualidade também pode ser mensurada. No Brasil, temos a Acreditação Hospitalar, que tem como objetivo atribuir às organizações de saúde um grau hierárquico de qualidade. Por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, as instituições recebem certificações conforme o nível de excelência de seus serviços.


A Acreditação é um processo voluntário que as organizações utilizam para avaliar e implementar a gestão da qualidade no atendimento. Seguindo este conceito, as instituições passam a definir padrões de atividades e serviços, possibilitando uma melhora significativa no atendimento, além da otimização de tempo e recursos.


Os benefícios são inúmeros, como o aumento na capacidade de trabalho e segurança de colaboradores e pacientes, redução de custos desnecessários, diferencial da instituição e o mais importante: uma política constante de avaliação em saúde, com melhoria dos processos administrativos e assistenciais.


Trata-se de um importante desafio para o HUT, que terá como resultado o ganho para o paciente, acarretando em investimentos em infraestrutura e processos, com gestão integrada e análise de resultados.