Hospital Universitário

Hospital - Serviços


Todos os Serviços

Centro Cirúrgico Nutrição Terapia Intensiva UTI Pediátrica UTI Neonatal

Terapia Intensiva

UTI Adulto


O Hospital Universitário de Taubaté dispõe de suporte intensivo completo, com total infraestrutura para atender até seis pacientes adultos. A unidade é equipada e preparada para o tratamento de enfermos que necessitam de acompanhamento intensivo e monitoramento constante.


A UTI do Hospital Universitário de Taubaté conta com aparelhos avançados, comoMonitores Multiparâmetros, que acompanham os principais sinais vitais do paciente e Capnógrafos, que analisam e registram a pressão parcial de CO² durante o ciclo respiratório, através de um sensor aplicado nas vias aéreas do paciente ou pela aspiração de uma amostra de ar nas vias aéreas processadas por um sensor. A UTI dispõe ainda de Módulos de pressão arterial média, Respiradores Mecânicos e Aparelho de RX Portátil.


Em média 25 pacientes são atendidos por mê pela Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUT. O atendimento da UTI é destinado aos pacientes pós-cirúrgicos da ortopedia, pacientes clínicos provenientes das Clínicas Médicas e Maternidade do Hospital ou encaminhados pelo CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, do Governo do Estado de São Paulo.


Dos seis leitos oferecidos pela UTI do Hospital Universitário de Taubaté, dois deles são destinados a pacientes que necessitam de isolamento respiratório. Quando necessário, a UTI oferece todo suporte para atendimento em nefrologia e até a realização de hemodiálise.


A Unidade de Terapia Intensiva do HUT é coordenada pela Dra. Marcia Queiroga, Especialista em Terapia Intensiva e Geriatria pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, e conta ainda com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por 60 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, enfermeira estomaterapeuta,nutróloga/nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudióloga.