Hospital Universitário

Hospital - Serviços


Todos os Serviços

Centro Cirúrgico Nutrição Terapia Intensiva UTI Pediátrica UTI Neonatal

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Taubaté oferece total infraestrutura para receber recém-nascidos em condições delicadas de saúde, inclusive prematuros extremos, que necessitam de cuidados especiais.


A UTI Neonatal conta atualmente com 10 leitos, sendo dois em área de isolamento, ampla sala de recepção e área de higienização e vestiário para os visitantes. O setor possui equipamentos de alta tecnologia que estão à disposição de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em atendimento Neonatal.


O Hospital Universitário de Taubaté é referencia no atendimento de Neonatologia no Vale do Paraíba, além de atender bebês nascidos aqui, também recebe pacientes de outros hospitais, que necessitam de cuidados especializados. O HUT também recebe gestantes de risco, de toda região, para darem a luz aqui, diminuindo assim a necessidade de uma possível transferência, de recém-nascidos, de outros hospitais para nossa UTI Neonatal.


O corpo clínico da UTI Neonatal é formado por 11 médicos, todos com especialização em Pediatria, e o coordenador Prof. Dr. Claudio Ribeiro Aguiar, que possui título de Especialista em Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Médica Brasileira, sendo ainda professor assistente estrangeiro da Universidade de Lyon, França.


A ala conta ainda com uma equipe de enfermagem que atua sob coordenação de enfermeira especialista, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, além de profissionais de outras áreas que auxiliam nas necessidades do serviço. Diariamente são realizadas visitas multidisciplinares, onde esses profissionais se reúnem para analisar os pacientes, e traçar o tratamento ideal para cada caso, sob a visão de cada profissional.


Atualmente a UTI Neonatal vem sendo reestruturada, tanto em questão material quanto profissional. Desde a chegada da administração da Sociedade Beneficente São Camilo, o setor não sofre mais com a falta de medicamentos e materiais hospitalares, e agora conta com equipamentos de última geração para oferecer tratamento de qualidade aos seus pacientes.