Hospital Universitário

Hospital - Serviços


Todos os Serviços

Centro Cirúrgico Nutrição Terapia Intensiva UTI Pediátrica UTI Neonatal

UTI Pediátrica

A UTI Pediátrica do Hospital Universitário de Taubaté está amplamente preparada para oferece tratamento especializado a crianças com idade entre 1 mês e 12 anos. O serviço dispõe de 04 leitos, sendo 01 de isolamento, e de uma equipe multidisciplinar formada por médicos de diversas especialidades, como Neurologia, Cardiologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Imunologia e Alergia, Infectologia, Nefrologia, Endocrinologia e outras.


Diariamente dois médicos Especialistas em Terapia Intensiva Pediátrica, realizam acompanhamento 24h do tratamento e evolução do quadro clínico de todos os pacientes. A UTI conta também com uma equipe de enfermagem, que atua sob coordenação de enfermeiro especialista em UTI Pediátrica, além dos serviços de cirurgia pediátrica e fisioterapia 24 horas, psicologia especializada em neuro-desenvolvimento e humanização em UTI, fonoaudiologia, assistentes sociais, entre outros, que trabalham em conjunto visando o bem-estar do paciente.


Desde a implantação da gestão da Sociedade Beneficente São Camilo, a UTI Pediátrica do Hospital Universitário de Taubaté passa por uma série de melhorias, entre elas a chegada de equipamentos de última geração, reparos na estrutura física da unidade, contratação de novos funcionários para o setor, disponibilizando fisioterapeutas 24h por dia e informatização de dados e prontuários eletrônicos, garantindo assim, mais qualidade no serviço oferecido.


Outro projeto implantado recentemente é a Visita Multiprofissional, que reúne todo o corpo clínico, equipe de enfermagem e equipe de apoio para visitar a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica duas vezes por semana, para analisar o quadro clínico de cada paciente e projetar o tratamento ideal. A Visita Multiprofissional também atende os pais e/ou acompanhantes dos internados, tirando todas as eventuais dúvidas e dando suporte profissional a eles.


Os pais e/ou acompanhantes são autorizados a ficarem 24h por dia ao lado dos pacientes, eles ainda recebem apoio de psicólogos e assistentes sociais, que os auxiliam a compreender melhor o tratamento dentro da UTI.


A médica coordenadora e diarista do serviço, Dra. Adriana de Oliveira Mukai, é Doutora em Ciências da Saúde pela FMUSP, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Professora Assistente da Disciplina de Pediatria do Departamento de Medicina da UNITAU.