Hospital Universitário

IEP - EDUCAÇÃO CORPORATIVA


IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa

O Instituto de Ensino e Pesquisa é um programa destinado a gerar e aprimorar o conhecimento dos profissionais do Hospital Universitário de Taubaté. Ele foi implantado recentemente no HUT, pela nova gestão do São Camilo Saúde, e tem como principal objetivo promover e divulgar a educação continuada dentro do Hospital.


O programa também coordena o COREME – Comissão de Residência Médica - do Complexo Hospitalar do Vale do Paraíba. Hoje o COREME oferece aos alunos recém-formados em medicina, até seis tipos de especializações, sendo eles no setor de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Oftalmologia, Obstetrícia e Ginecologia e novo curso de Medicina da Família e Comunidade, que está previsto para ter sua primeira turma já no ano de 2014.


O curso de Residência Médica do Hospital Universitário de Taubaté é credenciado ao Ministério da Saúde desde 1995, atendendo a uma exigência obrigatória para todos os Cursos de Medicina do país. Ao todo são 54 vagas oferecidas aos estudantes de medicina, anualmente, contribuindo assim, com a formação acadêmica de seus futuros médicos e aproximando-os para a realidade da comunidade.


O IEP também é responsável por promover campos de estágios para estudantes das áreas da saúde de escolas técnicas, como Assistente Social, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Radiologia e Enfermagem, capacitando profissionais que possam vir a servir de mão de obra futuramente.


O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Taubaté busca priorizar e incentivar o aprimoramento científico de seus profissionais e oferecer suporte para o desenvolvimento de pesquisas clínicas, através de ferramentas que contribuam para a melhoria da saúde dos pacientes e da comunidade.


EDUCAÇÃO CORPORATIVA


A Educação Corporativa do Hospital Universitário de Taubaté é responsável pelo gerenciamento da capacitação dos colaboradores dentro do HUT. Este serviço oferece aos nossos funcionários inúmeras possibilidades de adquirir conhecimentos técnicos e sociais, com o objetivo mantê-los atualizados com as novas descobertas e tecnologias nas suas áreas de atuação, além de obter as qualificações demandadas pelo mercado de trabalho, através de treinamentos, visitas técnicas, palestras, etc.


O núcleo atua coordenando e desenvolvendo ações internas, proporcionando um aprendizado contínuo de novas experiências vinculadas à rotina do Hospital, além de oferecer suporte às orientações realizadas pelos gestores do HUT.


As competências da Educação Corporativa proporcionam um enriquecimento profissional que, consequentemente, se reflete no desenvolvimento pessoal. Através da Educação Corporativa há o estimulo da aprendizagem que favorece o autodesenvolvimento, a formação de lideranças eficazes e a disseminação da cultura. Com isso, os colaboradores que buscam adquirir novos conhecimentos tornam-se aptos a realizar seus trabalhos dentro da empresa com muito mais segurança e qualidade, acrescentando valor à organização e despertando a aptidão para o aprendizado.


O cumprimento das atribuições do Serviço de Educação Corporativa proporciona padronização dos processos, aperfeiçoamento das técnicas e agrega na grade de conhecimento de cada colaborador, que pode ser bagagem por toda a carreira. Um benefício a mais por trabalhar na instituição.


O Serviço de Educação Corporativa foi implantado no Hospital Universitário de Taubaté pela nova gestão da Sociedade Beneficente São Camilo, e busca aprimorar e capacitar não apenas profissionais da área de assistência médica, mas sim, todas as áreas e setores do Hospital.