Hospital Universitário

Serviços - SCIH


SCIH – SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

O Hospital Universitário de Taubaté conta com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que tem como foco principal realizar o monitoramento diário dos índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde. O SCIH segue rigorosamente normas e portarias específicas da Vigilância Sanitária, promovendo ações de prevenção às infecções e contribuindo assim, com a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade e a segurança de seus pacientes.


O serviço é composto por uma equipe de Médicos e de Enfermagem que realizam atividades diárias de Vigilância Epidemiológica das Doenças de Notificação Compulsórias (DNC) e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), que consistem em investigação, acompanhamento e notificações das ocorrências aos órgãos competentes do Município e do Estado, orientando as medidas para prescrição e controle destas doenças no hospital.


Para garantir o controle do uso racional de antimicrobianos, o SCIH também é responsável por avaliar e liberar o uso destes medicamentos dentro do HUT. Diariamente todas as solicitações de antimicrobianos são analisadas individualmente, avaliando criteriosamente as doses e indicações reais dos medicamentos, para sua eventual liberação. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realiza uma avaliação mensal do consumo por setores para prescrição e controle dos microrganismos multirresistentes.


A equipe faz assessoria técnica e discussão de casos clínicos relacionados, normatização de boas práticas hospitalares, orientação e supervisão de procedimentos e processos relacionados ao diagnóstico (coleta, transporte e encaminhamento de amostras), tratamento e medidas de isolamento. Realiza e participa da capacitação e treinamentos aos profissionais, além de fazer pesquisas científicas e participar de Simpósios e Congressos.


Realiza o acompanhamento pós-alta, por contato telefônico, com pacientes submetidos a vídeo cirurgias e também a pacientes submetidos a cesáreas, artroplastias e hernioplastias de cirurgias pediátricas. Acompanhando ainda os profissionais, residentes e acadêmicos que tenham exposição biológica em acidentes ocorridos em ambiente hospitalar.


Nas Comissões Hospitalares tem expressiva atuação na Comissão de Resíduos Hospitalares e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Óbitos.

O SCIH do Hospital Universitário de Taubaté é coordenado pelas médicas Dra. Marina Moreira (Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UNIFESP) e Dra. Maria Elisa Moreira (Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP).