Hospital Universitário

Instituicional - Histórico


O Hospital Universitário de Taubaté nasceu a partir da ideia da criação de uma unidade de saúde, em 1862, no seio da Venerável ordem Terceira de São Francisco da Penitência, para realizar os tratamentos daqueles que eram chamados de "irmãos pobres e enfermos".


Em 1865 este projeto foi concretizado, graças à doação de um prédio pelo alferes Bento Monteiro da Silva. O hospital, que era denominado Hospital Santa Isabel, em 1875 passou por problemas financeiros e cerrou suas portas. E, em 1876, sob a liderança do Vigário Dom José Pereira da Silva Barros e outros ilustres taubateanos, foi fundada a Irmandade de Misericórdia de Taubaté para administrar as instalações.


Em 14 de outubro de 1977 a Universidade de Taubaté institui a Fundação Universitária de Saúde de Taubaté (FUST) para manter e administrar o Hospital Universitário. A Faculdade de Medicina de Taubaté, em 05 de agosto de 1982, foi incorporada a Universidade de Taubaté e tornou-se proprietária do Hospital-Escola, que até então era administrado pela Irmandade de Misericórdia de Taubaté.


Com este ato a FUST passa a administrar o hospital e então, o Hospital-Escola, passou a ser denominado Hospital Universitário de Taubaté – HUT, pela Deliberação nº 29/83 de 01 de janeiro de 1984 do Conselho de Administração da UNITAU.


No ano de 2013, devido a problemas financeiros e consequentemente estruturais, a Universidade de Taubaté passou ao Governo do Estado de São Paulo o comando do Hospital. Em 31 de março a FUST deixou a administração do Hospital que passou a ser gerido, por meio de Termo de Convênio, em 01 de abril, pela Sociedade Beneficente São Camilo, entidade já responsável pela administração do Hospital Regional do Vale do Paraíba, também localizado na cidade de Taubaté, dando início então ao projeto do Governo Estadual do Complexo Hospitalar do Vale do Paraíba, com gestão unificada.


Hoje, o centenário hospital, construído em forma pavilhonar, com características horizontais, em terreno de 22.000 metros quadrados, na região central de Taubaté, está em processo de modernização, visando a excelência no atendimento aos usuários que vem de toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.


Acervo Dr. Hugo Di Domênico, gentilmente cedidas por Almanaque Urupês - www.almanaqueurupes.com.br



Imagens cedidas Almanaque Urupês

Imagens cedidas Almanaque Urupês

Imagens cedidas Almanaque Urupês

Imagens cedidas Almanaque Urupês