Hospital Universitário

Notícias


Dermatologia do HU promove acampamento para crianças e jovens em tratamento de doenças de pele

Cerca de 50 participantes deverão integrar mais uma edição do Projeto DERMACAMP, realizado pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté. O programa visa a integração entre crianças e adolescentes com doenças raras e severas de pele.


A iniciativa do dermatologista, Dr. Samuel H. Mandelbaum, e enfermeira, Maria Helena S. Mandelbaum, será realizada entre os 14 e 17 de novembro, no Acampamento Flamoboaiã, na cidade de Pindamonhangaba. Além do público infantil, são esperados médicos e voluntários, que compõem a equipe de apoio.


O projeto DERMACAMP - Integração e Qualidade de Vida para as crianças com problemas de pele – é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2001, coordenada pelos idealizadores. O objetivo é promover ações que contribuam para inclusão social, melhoria na qualidade de vida e superação de desafios vivenciados por crianças e adolescentes com doenças raras de pele.


O DERMACAMP atua com uma nova forma de intervenção e abordagem junto a crianças, adolescentes e seus familiares, por meio de encontros periódicos e acampamentos temáticos, que utilizam atividades lúdicas, dinâmicas e educacionais (jogos cooperativos, teatro, mímica, gincanas, músicas, dança e muita aventura). Essas atividades são especialmente planejadas para promover a integração, convivência com a diversidade e o autoconhecimento de crianças, jovens e familiares com doenças dermatológicas severas, que demonstram reflexos positivos sobre sua autoimagem, autoestima e forma de lidar com a doença.


Atualmente, o projeto congrega 210 crianças e mais de 100 voluntários dos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraíba, além do Estado de São Paulo. Premiado internacionalmente, o DERMACAMP conta com respaldo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para conhecer um pouco mais sobre o DERMACAMP acesse: http://www.dermacamp.org.br.