Hospital Universitário

Notícias


Dermatologista do HU realiza palestra sobre Câncer de Pele na Sabesp

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (29), a médica do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté e Coordenadora Regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Flávia Ferreira, foi convidada pela SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – a realizar uma palestra sobre o tema para os colaboradores da empresa.

O encontro reuniu cerca de 40 funcionários, sendo a maioria deles da equipe de serviços externos da empresa, que desenvolvem atividades expostos ao sol. Durante o bate-papo a dermatologista abordou os diversos riscos da exposição solar excessiva e sem proteção, como envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de sardas e manchas nas áreas mais expostas e, principalmente, o Câncer de Pele.

Para aprofundar mais o assunto, Dra. Flávia apresentou os três tipos de Câncer que podem se desenvolver devido ao acúmulo de radiação na pele, sendo eles o Carcinoma Basocelular, que é o mais frequente e menos agressivo, o Carcinoma Espinocelular, mais agressivo e de crescimento mais rápido que o Basocelular, e o Melanoma, que é o mais perigoso de todos e pode ser fatal se não for tratado rapidamente, já que pode atingir outros órgãos, como o pulmão.

Ao fim da palestra a dermatologista respondeu aos questionamentos e ainda sorteou dois protetores solares entre os participantes. O assunto despertou bastante interesse por estar diretamente ligado à rotina da maioria dos trabalhadores da empresa, o que coloca muitos deles em um grupo de risco, pela constante exposição aos raios UVA e UVB.

Para a Secretária da CIPA da SABESP, Aparecida Célia da Silva, as informações abordadas durante a palestra foram de grande importância para todos. “Os funcionários, em unanimidade, ficaram muito satisfeitos, não só com as informações, mas também com a Dra. Flávia, que se mostrou compromissada com a saúde das pessoas, alertando sobre os cuidados para prevenir a doença.”

A médica aproveitou a ocasião para divulgar e convidar a todos a participarem do Mutirão do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que será realizado no HU no próximo sábado (29), das 9h às 15h, com atendimento aberto ao público.


Fonte: Assessoria de Imprensa – Novembro/2014