Hospital Universitário

Serviços - PASA


PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA (PASA)

Criado pelo Ministério da Saúde, o PASA – Programa de Atenção à Saúde Auditiva – é um projeto focado em diagnosticar, tratar e reabilitar o deficiente auditivo. O principal objetivo é tornar o surdo independente social e profissionalmente e, assim, minimizar as complicações causadas pela surdez, como meningite e outras doenças mais sérias.


O Serviço de Otorrinolaringologia do HUT é uma das principais referências do PASA no Estado de São Paulo, atendendo mensalmente mais de 80 pessoas e chegando a entregar mais de 160 aparelhos auditivos por mês, dependendo da necessidade de cada paciente, pois em alguns casos pode ser diagnosticada surdez em um ou nos dois ouvidos.


Caso o quadro não seja solucionado com o aparelho, o paciente é encaminhado ao Serviço de Otorrinolaringologia do HUT, para a abordagem adequada, seja cirúrgica ou ambulatorial.

O programa foi implantado em 2006 e já ultrapassa o número de 5 mil pacientes atendidos e 8 mil aparelhos entregues. Todo equipamento entregue aos pacientes é de primeira linha, oferecendo durabilidade de até 7 anos, além de contar com recursos digitais que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada paciente.


O PASA também atende crianças a partir seis meses de idade, que são diagnosticadas com qualquer deficiência auditiva, já nos primeiros meses de vida, através do Teste da Orelhinha, que, apesar de ser obrigatório e gratuito em todo o país, ainda não foi aderido por todas as maternidades. Um dos principais objetivos deste programa é conscientizar os pais e profissionais da saúde da importância do diagnóstico precoce da deficiência auditiva e não deixar com que um paciente surdo se torne também mudo.


A equipe do Programa de Atenção à Saúde Auditiva conta hoje com 14 profissionais, entre eles 6fonoaudiólogos, 5 otorrinolaringologistas, 1 assistente social, 1 psicóloga e o Prof. Dr. Flávio Serafini, Coordenador do PASA.


O Serviço oferece uma infraestrutura com salas de atendimento, cabinas com isolamento acústico, audiômetros, equipamentos para a realização de Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado (equipamentos que auxiliam na localização da lesão auditiva) e microscopia para o exame detalhado dos ouvidos.