Hospital Universitário

Referência de atendimento - Clínica Médica


Clínica Médica

O serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté oferece atendimento especializado médico ambulatorial e internação hospitalar multidisciplinar nas diversas áreas médicas que são: cardiologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria, neurologia, nefrologia, gastroenterologia, hepatologia, pneumologia, hematologia, geriatria, infectologia.


Atualmente, o serviço hospitalar oferece 60 leitos, masculinos e femininos, distribuídos em três enfermarias, sendo 10 leitos para isolamento respiratório. Os médicos diaristas e plantonistas (presente 24 horas no setor) são acompanhados pelos médicos residentes, acadêmicos de medicina e equipe de enfermagem, prestando os cuidados necessários aos pacientes. Atuando em conjunto a essa equipe há os profissionais de nutrição, fisioterapia, psicologia e assistência social.


Já os atendimentos ambulatoriais são realizados em dois períodos: manhã e tarde, de segunda a sexta, das 8 às 12h e 13 às 17h. No serviço ambulatorial os pacientes também recebem atendimento de diversas subespecialidades médicas, tanto para realização de diagnóstico, como para acompanhamento de alta pós-internação.


As enfermarias são equipadas para garantir atendimento na rotina hospitalar, além dos procedimentos médicos nos serviços de urgência e emergência como dispositivos intravasculares, monitores cardíacos e de gases, desfibriladores cardíacos e aparelhos de ventilação respiratória mecânica em casos de necessidade de ressuscitação imediata.


As enfermarias receberam novos mobiliários e equipamentos necessários para garantir um tratamento especializado aos pacientes, além da informatização dos prontuários e a contratação de novos profissionais.


O Ambulatório de Especialidades foi inteiramente reformado e dispõe hoje de uma moderna e, informatizada, estrutura, amplamente preparadas oferecer aos usuários e profissionais, conforto e agilidade no atendimento. A ala conta com 12 consultórios ativos, três cabines com isolamento acústico para o serviço de Saúde Auditiva, duas salas para realização de curativos e banheiros estruturados para atender cadeirantes.


O Serviço de Clínica Médica do HUT é coordenado pelo Prof. Dr. Ruy Felipe Mello Viegas e dispõe de uma equipe formada por três médicos diaristas no período da manhã e mais 14 médicos plantonistas.