Hospital Universitário

Referência de atendimento - ortopedia


Ortopedia

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia "Professor Dr. Nelson Franco Filho" é um dos principais pilares do Hospital Universitário de Taubaté. O núcleo é referência de atendimento em todo o Vale do Paraíba e referência nacional em Cirurgia do Quadril, tendo como principal objetivo oferecer assistência da melhor qualidade à comunidade e formar profissionais de elevado gabarito. Em média 103 cirurgias são realizadas mensalmente pela equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário de Taubaté, e mais de 1300 consultas ambulatoriais, atendendo a demanda da região.


O serviço foi fundado em 1984, com o propósito de suprir as necessidades da saúde pública, realizando serviços de ortopedia especializados em simples, média e alta complexidade, além de oferecer Residência Médica na área de Ortopedia e Traumatologia, credenciada desde 1987 pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Ministério da Educação e Cultura (MEC), capacitando alunos de graduação e pós-graduação e servindo também como espaço para pesquisas e desenvolvimento científico.


Para garantir um atendimento diferenciado, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia conta uma equipe multidisciplinar composta por 34 profissionais e com o apoio de profissionais de nutrição, fisioterapia, psicologia e assistência social que dão total suporte às necessidades que possam ocorrer. O serviço também dispõe de uma Clínica Ortopédica, que oferece atualmente 17 leitos e é destinada ao alojamento dos pacientes adultos para tratamento cirúrgicos.


Para realizar o atendimento infantil a equipe possui, hoje, 04 médicos que além do Título de Especialista em Ortopedia, possuem também o Título de Especialista em Ortopedia Pediátrica. Esses especialistas realizam atendimento ambulatorial e procedimentos cirúrgicos em dias, exclusivamente, destinados ao atendimento infantil.


O grupo de ortopedia é chefiado há mais de vinte anos pelo Prof. Dr. Nelson Franco Filho, que é membro da Academia Americana de Ortopedia, Academia Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia e membro Titular das Sociedades Brasileiras de Quadril, de Joelho e do Trauma.