Hospital Universitário

Referência de atendimento - Pediatria


Pediatria

O Serviço de Pediatria do Hospital Universitário de Taubaté foi criado em 1983, com o objetivo de atender a demanda no tratamento infantil da região. O setor dispõe de uma equipe médica especializada e toda infraestrutura necessária para oferecer atendimento pediátrico de altíssima qualidade.


A Pediatria conta com um ambulatório, onde são realizadas em média 742 consultas mensalmente, e a Clínica Pediátrica "Maria Dulce Steffano Danelli", que oferece hoje 21 leitos, completamente equipados para receber pacientes que necessitam de internação, devido a tratamentos clínicos e cirúrgicos, além das Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e de Neonatologia.


A equipe multidisciplinar é chefiada pela Dra. Adriana de Oliveira, que é Doutora em Ciências da Saúde pela FMUSP, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Professora Assistente da Disciplina de Pediatria do Departamento de Medicina da UNITAU, e conta ainda com médicos especialistas em: gastroenterologia infantil, neuropediatria, reumatologia infantil, nefropediatria, puericultura, endocrinologia, cardiopediatria, Alergologia e Imunologia, Adolescência, infectologia, pneumologia, psiquiatria. Além de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.


Na Clínica são realizados tratamentos para disfunções gástricas e intestinais, doenças respiratórias sazonais, disfunções imunológicas, dermatológicos, diálises, pesquisas para diagnóstico, entre outros.


O serviço oferece uma Brinquedoteca, onde os pacientes realizam um complemento com a brinquedo terapia, sob orientação de psicólogos e enfermeiros, a fim de concretizar sua recuperação emocional e, consequentemente, fisiológica.


O acompanhamento 24 horas feito pelos pais e a participação dos mesmos durante o período de internação é de fundamental importância para a recuperação e bem-estar do paciente, e para que isso ocorra de maneira tranquila os acompanhantes recebem orientação dos profissionais do serviço.

No Ambulatório Infantil são oferecidos atendimentos para pacientes com necessidades de tratamentos clínicos, cirúrgicos, pesquisa de diagnóstico, acompanhamento de alta pós-internação e acompanhamentos pós-cirúrgicos, nas mais diversas subespecialidades.

O Serviço de Pediatria do HUT oferece ainda curso de Residência Médica em Pediatria, aos alunos recém-formados em medicina. O curso é credenciado desde 1992 pela Sociedade Brasileira de Pediatria e reconhecido pelo MEC.