Hospital Universitário

Serviços - Dermatologia


Serviços de Dermatologia

O Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté iniciou suas atividades em 1999, com principal objetivo de atender a demanda de atendimento especializado em dermatologia e também suprir a necessidade da ampliação da grade curricular do Curso de Medicina da Unitau. Atualmente o serviço atende uma média de 800 pacientes mensalmente e é referência de atendimento em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.


A equipe de Dermatologia do HUT conta com seis dermatologistas, seis residentes e um dermatopatologista, que atuam nas áreas acadêmicas, assistenciais e de pesquisa chefiadas pelo Prof. Samuel Henrique Mandelbaum. O núcleo dispõe também de seis salas ambulatoriais e uma infraestrutura completa, com equipamentos de última geração, para o diagnóstico e tratamento de dermatites dos mais diversos tipos.


Além do Ambulatório de Dermatologia Geral são oferecidos à população Ambulatórios de Dermatologia Pediátrica, Alergia Dermatológica, Micologia, Psoríase, Colagenoses, Oncologia Cutânea e Cirurgia Dermatológica. É também referência no tratamento com fototerapia e medicamentos imunobiológicos.


O Serviço de Dermatologia do HUT é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 2002. Em 2013, o serviço foi recredenciado pela SBD por mais seis anos e recebeu aval para ampliar as vagas para residentes de dois para quatro vagas por ano. Mais de 20 instituições passaram por esta avaliação e apenas oito, em todo o país, receberam esse recredenciamento, o que mostra a excelência no atendimento de Dermatologia do HUT.


Com a implantação da gestão da Sociedade Beneficente São Camilo, o Hospital Universitário de Taubaté passou a compor, em conjunto com o Hospital Regional, o Complexo Hospitalar do Vale do Paraíba. Esta unificação trouxe inúmeras mudanças positivas para o Serviço de Dermatologia do HUT, ampliando sua infraestrutura e passando a realizar as cirurgias oncológicas e de maior porte nesta segunda Instituição.


Anualmente o serviço realiza atividades de extensão à comunidade em conjunto com a SBD, como Campanhas da Hanseníase, da Psoríase e do Câncer de Pele e também o DERMACAMP – projeto de integração e qualidade de vida para crianças com doenças severas de pele, que inclusive, já foi premiado internacionalmente.